PERGUNTAS FREQUENTES

_
Para quê serve o tratamento de cabeça e pescoço?

O tratamento em Cabeça e Pescoço dependerá do tipo de doença que se pretende tratar, variando desde a microcirurgia de laringe com ou sem auxílio do laser até a cirurgia multidisciplinares crânio-faciais que exigem a  colaboração da Neurocirurgia, Cirurgia Maxilofacial e da Cirurgia Plástica. Em alguns casos há necessidade de complementação do tratamento cirúrgico efetuado com quimioterapia e/ou radioterapia.

Quais os principais processos cirúrgicos de cabeça e pescoço?
  • Traumas em Cabeça e Pescoço;
  • Tratamento Cirúrgico do Ronco e Apnéia do Sono;
  • Doenças benignas e malignas da laringe (cordas vocais);
  • Doenças da Tireóide (incluindo o bócio) e Paratireóide;
  • Doenças da Pele (Tumores) e Cirurgia de Mohs;
  • Doenças das Glândulas Salivares (Parótida, Submandibular, Sublingual, etc);
  • Doenças benignas e malignas da boca (incluindo tumores odontogênicos), faringe (rinofaringe, orofaringe e hipofaringe) e do nariz;
  • Cirurgia plástica reconstrutora e reabilitação protética em Cabeça e Pescoço;
  • Entre outros
Quais as orientações para a cirurgia de tireóide?

A cirurgia para a retirada de toda a glândula tireóide ou parte dela, é denominada tireoidectomia. O tipo de cirurgia, ou seja, tireoidectomia total ou parcial, irá depender de diversos fatores, que serão discutidos entre o médico e o paciente. De uma forma geral, a cirurgia de tireóide evolui bem, com raras complicações, mas alguns detalhes devem ser esclarecidos aos pacientes.Toda cirurgia envolve risco de complicações. Apesar da cirurgia de tireóide ter um índice muito baixo de complicações, como hematomas, cicatrizes e alterações na voz.

Quais os cuidados pré-operatórios?

Na cirurgia de tireóide é necessário um jejum de pelo menos 8 horas para sólidos e líquidos. É preciso informar à equipe médica sobre alergias, medicações em uso, e doenças associadas. Leve artigos de higiene pessoal e exames pré-operatórios vistos no consultório, como exames de sangue, avaliação cardiológica, ultrassom da tireóide e o laudo citológico da PAAF (punção aspirativa). Evite qualquer medicação que contenha ácido acetil salicítrico por 10 dias antes da cirurgia. Remédios como AAS, Aspirina, Buferin ou Melhoral, somalgin por exemplo, não devem ser tomados. O uso destes remédios aumenta muito o risco de sangramento durante a cirurgia e no pós-operatório. Para as mulheres, é importante certificar-se de não estar grávida.

Quais os possíveis sintomas no pós-operatórios?

Alguns pacientes que passam por uma anestesia geral podem sentir náuseas ou vômitos depois da cirurgia, normalmente estes sintomas ocorrem no dia da cirurgia e tendem a melhorar bastante no dia seguinte, após uma boa noite de sono. Medicações para náuseas e vômitos (anti-heméticos), são prescritos de rotina, para que o paciente não sinta estes desagradáveis sintomas. Também é comum ter a sensação de garganta inflamada, por até uma semana, devido a intubação orotraqueal pelo anestesiologista. A cada dia que passa, espera-se uma melhora gradual.

O que é Hiperparatireoidismo?

Hiperparatireoidismo (HPT) é uma doença causada pelo aumento do paratormônio (PTH) que leva a distúrbio do metabolismo do cálcio, ambos responsáveis pelos sinais e sintomas da doença. Seus principais sintomas são: dor óssea espontânea, fraturas patológicas, fadiga muscular intensa, cólicas renais de repetição, úlcera péptica, náuseas e vômitos.